Louca sua miga

MAQUETE - ESPECIAL TELHADO



Olá pessoal tudo bem.

Como sabem o Paulo é  professor da disciplina de maquete e eu também sou estudante de arquitetura e vou começar a trazer alguns posts dando dicas sobre maquetes ok.

Bom esta postagens farei pegando alguns pontos da montagem da maquete dando exemplos e sugerindo materiais para serem utilizados.

Hoje vamos falar sobre telhados. Mais especificamente para as maquetes literais onde se procura passar realismo a representação.

Está semana teve em minha faculdade uma exposição de maquetes e consegui alguns exemplos bacanas dos materiais utilizados pelo pessoal, vamos ver as imagens e comentar sobre cada um deles.

Lembrando que existem inúmeros materiais que podem ser utilizados para este fim mas aqui vou citar apenas alguns e comentar minhas considerações sobre eles.

1 - PAPEL ONDULADO



Muito utilizado para representar telhado por já ter por suas ondulações a aparência de canaletas de escoamento são bem versáteis e podem ser utilizadas de diversas maneiras. 
Vamos aos exemplos acima.
  1. foi utilizada integralmente e sabendo trabalhar com o material pode proporcionar um acabamento perfeito.
  2. Uma das vantagens também deste material são suas cores que tem um leque bem grande de opções o que proporciona inúmeras combinações, tendo também como na imagem nuances que acabam dando mais realismo ao telhado.
  3. outra opção é utilizar o papel ondulado filetado e colado dando assim impressão ainda das camadas de telhas.

Já neste outro exemplo com o auxilio de uma régua foram feitas marcações simplesmente amassando linhas nas ondulações dando a impressão das fileiras de telhas.

Minha consideração: Gosto desta técnica acho o efeito muito bonito e quando bem feito proporciona um realismo bem interessante.

2 - TELHADO IMPRESSO


Neste caso se utiliza a impressão em papel das telhas e com a base do telhado feita reta se aplica a colagem deste material. Com a quantidade de imagens de telhas que pode-se encontrar hoje em dia na internet as opções são bem amplas podendo se fazer uma boa diversificação.

Minha consideração: Eu particularmente não gosto desta técnica, acho que os acabamentos não ficam muito bons, apesar de poder representar com mais realismo as telhas o acabamento pode chamar mais atenção quando não for muito bem feito.

3 - MDF NO CORTE A LASER



Hoje em dia com a tecnologia tão avançada surgem novas opções, aqui vemos exemplos de telhados que foram reproduzidos em MDF que é uma madeira e que com o corte a laser foram feitas as demarcações das telhas, como é um projeto computadorizado reproduzido no MDF pode-se alcançar um acabamento e detalhamento muito bom. Única desvantagem seria o valor e facilidade de se tem que para produzir este telhado precisa-se antes projetar no computador, enviar para o corte a laser e tem um considerável valor também.


Minha consideração: Gosto da técnica desde que toda a maquete siga o mesmo conceito de material. 

4 - PAPEL HOLLER


Aqui vemos exemplos de papel Holler utilizado para a representação, na primeira imagem usado integralmente somente exemplificando a caída do telhado, uma exemplificação simples mas que cumpre bem o seu papel de representatividade. Já na segunda imagem foi utilizado o mesmo papel Holler só que desta vez filetado e colado dando a impressão das fileiras das telhas, dando um efeito bem legal também.

Minha consideração: É a técnica que mais utilizo, gosto da praticidade e do efeito final, costumo utilizar mais a primeira opção.

5 - MADEIRA BALSA


Este material fácil de cortar e dar acabamento pode proporcionar um efeito muito bonito e harmonioso material extremamente leve e fácil de cortar torna o trabalho com ele prazeroso, o problema é que o acesso a ele é bem mais difícil, hoje praticamente só encontrado nas grandes cidades e com um valor mediano, encontra-se a venda também pela internet mas devido a sua fragilidade grandes placas dela ficam difíceis de ser despachadas.

Minha consideração: Devido a dificuldade de acesso ao material foram poucas as vezes que consegui trabalhar com ele, mas quando o fiz adorei o resultado.


Bom como disse estes são apenas alguns exemplos de materiais que podem ser utilizados para representar o telhado de uma maquete, mas a criatividade neste caso é sempre muito bem vinda e sempre poder ser utilizados novos materiais se conseguir atingir o resultado que é de representar o maior realidade possível a maquete.  

Espero que tenham gostado deste post, se tiver qualquer dúvida, comentário ou sugestão podem nos deixar nos comentários que assim que possível responderemos ok.

Existem aqui no blog outras postagens a respeito de maquetes então não deixe de ver também:

OBS. todas as imagens utilizadas neste post foram das maquetes expostas na UNIFATEA e as fotos são de nossa autoria.

1 comentários:

 
FAMÍLIA DIY
LUSA AGÊNCIA DIGITAL